consultório elev
Local:
Curitiba, PR
Ano:
2021
Área:
25m²
Status:
Construído
Fotos:
Brenda Pontes
partido, conceitos e setorização
O projeto se baseou na intenção principal de conceber um espaço mais aconchegante e convidativo, que despertasse nas pacientes as sensações de pertencimento e acolhimento. Além disso, deveríamos dedicar maior atenção à composição dos ambientes, considerando que a cliente utiliza o espaço para criação de conteúdo da marca. Esses espaços foram abordados como cenários, que além de servir como pano de fundo para os conteúdos, deveriam estimular as pacientes a fotografar a experiência e compartilhar nas redes sociais.
Partimos da premissa de reaproveitar ao máximo os elementos construtivos existentes, direcionando o orçamento disponível para intervenções que agregassem maior impacto visual. Com isso, organizamos os setores, priorizando a posição dos espaços que precisam estar mais limpos e higienizados. Na nova configuração de layout a recepção se mantém na entrada e a maca está posicionada na extremidade oposta, garantindo maior iluminação natural e higienização na área dos procedimentos. Esse layout define o fluxo de circulação das pacientes, guiando elas através do espaço, conforme a sequência de atendimento realizada no consultório, proporcionando maior praticidade ao dia a dia.
Analisando a planta existente identificamos uma concentração de massa construída no sentido longitudinal em uma das laterais - banheiro, lavatório, parede do lavatório - conformando uma volumetria vertical nesse trecho. Esse fator determinou o posicionamento dos armários principais no mesmo eixo, liberando a extremidade oposta da planta para circulação livre a partir da entrada.
materialidade expressando a identidade da marca
A materialidade do projeto surge naturalmente ao se inspirar na identidade visual e no posicionamento da marca: jovem, contemporânea e feminina. Os diferentes materiais em tom de rosa exploram a cor da marca em uma versão mais suave e dessaturada, e são responsáveis por gerar identificação das clientes com a marca e o espaço construído. Desde o início da concepção, apresentamos o mármore como parte da paleta de materiais por ser um material natural e único, que agrega características como sofisticação e elegância. Desenhamos uma mesa de atendimento delicada, com linhas mais esbeltas e leves em mármore branco paraná, valorizando o momento de atendimento às pacientes. O mesmo material também se fez presente na cuba do lavatório e em outros itens de decoração.
Para contrapor com o rosa e o mármore, propusemos o porcelanato cimentício para o piso. Além de criar uma base neutra para o espaço, essa escolha equilibra a paleta de materiais e agrega uma característica cosmopolita ao espaço, dialogando com o entorno em que está inserido. Complementando a composição do consultório, a cor branca - aplicada nas paredes e na marcenaria - ilumina os espaços e reforça o caráter de uso do projeto, sendo um espaço relacionado a área da saúde.
iluminação bem pensada
A iluminação foi proposta de forma que atendesse perfeitamente as atividades realizadas em cada espaço. Alinhado com a nossa prática no escritório, buscamos preservar o forro com aspecto visual mais limpo, sem muitos pontos de iluminação. Por ter como característica principal a iluminação difusa, propusemos o uso de perfis lineares de led como iluminação geral dos espaços. Essa escolha reforça a linearidade do painel rosa da recepção, assim como a volumetria e layout da sala de atendimento. Sobre a maca optamos pelo uso da lona tensionada - sistema onde a luz proveniente de fitas de led é rebatida em uma espécie de tecido branco - que ilumina de forma homogênea e difusa, e por isso não ofusca a visão e nem cria sombras e marcações, ideal para os procedimentos de estética.























